Meus visitantes

domingo, 9 de outubro de 2011

Quanto custa um sorriso?


         Quanto custa um sorriso? Penso que para algumas pessoas deve custar muito caro, pois são incapazes de sorrir. Vivem com uma cara amarrada que assusta e da medo. Não sabem o que estão perdendo ou sabem, mas não dão valor.
Outro dia cheguei numa repartição pública e brinquei com o atendente. Ele apenas deu aquela olhada por cima dos óculos e abaixou a cabeça novamente sem mover um músculo facial para abrir os lábios. Pensei: “Ainda não acordou” Não acordou para a vida. Ainda não percebeu o quão importante é um sorriso, a alegria, o bom humor.
Nada como o bom humor nestes tempos difíceis de crise e violência que o mundo atravessa. Conheço uma pessoa que tinha tudo pra viver amargurada, de cara fechada, mas vive levando a alegria a todos que a cerca. De tudo ela faz uma piada e não se deixa abater pelos seus problemas financeiros ou de qualquer ordem. Seu bom humor é imbatível. Vive feliz mesmo quase não tendo o que comer.
Fico impressionado quando vejo jovens com aquela sisudez que não se desfaz nem com uma criança fazendo gracinha na sua frente. Parece indiferente a tudo que acontece ao seu redor. Qualquer coisa é motivo para se trancarem no quarto, para cerrar os lábios e não abrir mais enquanto não passar alguns dias.
Onde está a alegria dos nossos jovens? Onde está o bom humor? A concórdia? A vida é pra ser levada a sério mesmo, mas uma pitada de bom humor não faz mal a ninguém e nem há advertência do Ministério da Saúde.
Sorria! Não porque está sendo filmado, mas porque a vida vale a pena e é pra ser vivida com alegria. Como diz a música de Gonzaguinha:
Eu fico
Com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita...
Viver!
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz...


Postar um comentário