Quanto custa um sorriso?


         Quanto custa um sorriso? Penso que para algumas pessoas deve custar muito caro, pois são incapazes de sorrir. Vivem com uma cara amarrada que assusta e da medo. Não sabem o que estão perdendo ou sabem, mas não dão valor.
Outro dia cheguei numa repartição pública e brinquei com o atendente. Ele apenas deu aquela olhada por cima dos óculos e abaixou a cabeça novamente sem mover um músculo facial para abrir os lábios. Pensei: “Ainda não acordou” Não acordou para a vida. Ainda não percebeu o quão importante é um sorriso, a alegria, o bom humor.
Nada como o bom humor nestes tempos difíceis de crise e violência que o mundo atravessa. Conheço uma pessoa que tinha tudo pra viver amargurada, de cara fechada, mas vive levando a alegria a todos que a cerca. De tudo ela faz uma piada e não se deixa abater pelos seus problemas financeiros ou de qualquer ordem. Seu bom humor é imbatível. Vive feliz mesmo quase não tendo o que comer.
Fico impressionado quando vejo jovens com aquela sisudez que não se desfaz nem com uma criança fazendo gracinha na sua frente. Parece indiferente a tudo que acontece ao seu redor. Qualquer coisa é motivo para se trancarem no quarto, para cerrar os lábios e não abrir mais enquanto não passar alguns dias.
Onde está a alegria dos nossos jovens? Onde está o bom humor? A concórdia? A vida é pra ser levada a sério mesmo, mas uma pitada de bom humor não faz mal a ninguém e nem há advertência do Ministério da Saúde.
Sorria! Não porque está sendo filmado, mas porque a vida vale a pena e é pra ser vivida com alegria. Como diz a música de Gonzaguinha:
Eu fico
Com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita...
Viver!
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz...


2 comentários:

Anônimo disse...

Juarez,
Me faço as mesmas perguntas, por que as pessoas sorriem tão pouco, enquanto a vida é escancaradamente sorridente a todos?
Mas as respostas não vem e acho que nunca virão...
As pessoas potencializam demais os momentos de dor, mas jamais se dão conta do tempo em que estão sendo felizes...
Linda a sua crônica!!
Parabéns sempre!!
Beijos

Sirlene Rosa

Anônimo disse...

olha eu acho que e questao de educacao,hoje os jovens nao tem mais limites,nao tem mais respeito pelos pais,por ninguem,talvez esse seja o grande mal da humanidade,a falta de limites com as criancas e jovens,dai crescem sendo educado pelo computador,pelo playstation porque o pai esta ocupado demais em trabalhar pra fazer dinheiro pra mostrar pra sociedade o seu status e a mae esta preocupada demais em mostrar para as amigas o novo tratamento de estetica que esta fazendo,muitas vezes sem resultado.Dai cria um stress coletivo,o pai morto de cansado que chega em casa e a mulher esta na rua com as amigas gastando o que pode e o que nao pode e o filho sozinho o dia todo jogando games de pura violencia ,e o sorriso?ah o sorriso e algo bem distante dessa familia moderna.o afeto,o respeito ,o jantar na mesa com a familia reunida,o pai preocupado com a nota do filho,o beijo entre o casal,o olho no olho,a massagem nos pes cansados,iiiii isso e coisa do passado e cade o sorrisooo??????ainda bem que existe pessoas como eu e juarez kkkkkkkkkk super de bem com a vida.adorei o texto e bom dia a todos.